Menu
  • KEFIR PODE SER CULTIVADO NA ÁGUA?



    Através deste site nunca houve referência ao Kefir cultivado em água, mesmo assim, surgiram perguntas sobre o referido Kefir cultivado em água e açúcar mascavo.

    Deve se ter em mente que se Kefir originalmente é cultivado em leite, mas se passar a ser cultivado em água passará a ser outro tipo, não há lógica em pensar que permanecerão idênticos, evidentemente serão diferentes tipos de Kefir.

    A maioria dos estudos científicos foram feitos no Kefir de leite e publicados na Internet e em livros e revistas científicos, já para o Kefir cultivado em água também é encontrado material a respeito, porém em menor quantidade.

    Se comparado com o Kefir cultivado em leite, o cultivo do Kefir em água parece ser bem recente, existem algumas informações a respeito do cultivo do Kefir em água publicadas na Internet, vamos comentar a respeito especificamente de um local que deverá ser suficiente para mostrar a diferença entre Kefir de leite e água:

    Em seu site a alguns anos atrás, Dominic N. Anfiteatro, diz ter feito a experiência da adaptação de Kefir de leite para água e obteve uma bebida fermentada, é bom ressaltar que Dominic não especifica a quantidade sua de consumo do Kefir de água e o apresenta como uso alternativo.

    Ainda sobre Dominic, podemos notar em duas tabelas publicadas em seu site* a diferença da tabela de água para a tabela de leite, podemos ver, por exemplo, que na tabela de água está faltando a coluna ACETOBACTER.

    É importante essa ausência de bactérias acéticas no Kefir de água e fica bem claro nessas duas tabelas que “Kefir de água” é um, “Kefir de leite” é outro e podemos ver também que o Kefir de leite contém maior variedade de lactobacilos e microorganismos que o Kefir de água

    O que podemos concluir disso é que existem diferenças como também existem semelhanças.

    Então, resumindo, kefir em outros meios que não seja o leite são adaptações do kefir, o kefir original é cultivado no leite com um histórico de 4.000 anos, porém mais recentemente as pessoas tem feito adaptações do kefir de leite para outros meios.

    As regras de fermentação seguidas pelas pessoas que fazem essas adaptações são semelhantes as do kefir de leite, porém a fermentação ocorre de forma peculiar ao meio que o kefir for submetido e em alguns casos após um período algumas pessoas retornam o kefir ao leite por algum tempo para tentar fazer uma espécie de recuperação.

    Porém o objetivo do nosso site é focado apenas no kefir original de leite, mantendo a originalidade do kefir ao máximo, portanto no momento não temos o objetivo aqui de tratar sobre adaptações para não perdermos nosso foco principal. Se for fazer adaptações é recomendável que se informe bastante antes de utilizar.

    Lembrando que toda adaptação é feita a partir do kefir original de leite.



    * Não foi localizada versão em português desse trecho com as duas tabelas juntas.

- PUBLICIDADE -