Kefir pode ser cultivado na água?

Através deste site nunca houve referência ao Kefir cultivado em água, mesmo assim, surgiram perguntas sobre o referido Kefir cultivado em água e açúcar mascavo.

Deve se ter em mente que se Kefir originalmente é cultivado em leite, mas se passar a ser cultivado em água passará a ser outro tipo, não há lógica em pensar que permanecerão idênticos, evidentemente serão diferentes tipos de Kefir.

A maioria dos estudos científicos foram feitos no Kefir de leite e publicados na Internet e em livros e revistas científicos, já para o Kefir cultivado em água também é encontrado material a respeito, porém em menor quantidade.

Se comparado com o Kefir cultivado em leite, o cultivo do Kefir em água parece ser bem recente, existem algumas informações a respeito do cultivo do Kefir em água publicadas na Internet, vamos comentar a respeito especificamente de um local que deverá ser suficiente para mostrar a diferença entre Kefir de leite e água:

Dominic N. Anfiteatro, diz em seu site: http://users.chariot.net.au/~dna/Makekefir.html#Kefir-d-acqua ter feito adaptação de Kefir de leite para água (existe uma versão em português aqui: http://kefir.vilabol.uol.com.br) e obteve uma bebida fermentada, é bom ressaltar que Dominic não especifica a quantidade sua de consumo do Kefir de água e o apresenta como uso alternativo.


Ainda sobre Dominic, podemos notar em duas tabelas publicadas em seu site (http://users.chariot.net.au/~dna/kefirpage.html#alternativekefir)* a diferença da tabela de água para a tabela de leite, podemos ver, por exemplo, que na tabela de água está faltando a coluna ACETOBACTER.

É importante essa ausência de bactérias acéticas no Kefir de água e fica bem claro nessas duas tabelas que “Kefir de água” é um, “Kefir de leite” é outro e podemos ver também que o Kefir de leite contém maior variedade de lactobacilos e microorganismos que o Kefir de água

O que podemos concluir disso é que existem diferenças como também existem semelhanças.

Como não cultivamos o Kefir em água com açúcar mascavo, não podemos orientar ninguém no presente momento sobre esse tipo de Kefir.

Pedimos desculpas a todas as pessoas que escrevem mesmo sobre o Kefir cultivado em leite e que as vezes não recebem respostas.

 

Saúde a todos.

Publicado originalmente em 04 de junho de 2005

 

* Não foi localizada versão em português desse trecho com as duas tabelas juntas.

 





© www.kefir.com.br - Todos os direitos reservados